Avenida dos Aliados, Porto
O projecto de requalificação, da autoria dos arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, foi esta manhã apresentado no edifício dos Paços do Concelho.
Na Praça da Liberdade, segundo Siza Vieira, mantém-se a estátua de D. Pedro IV, mas num espaço “com uma centralidade perdida”.
“[Toda a avenida] Será tratada como um espaço único, anulando a ambiguidade que resulta de uma evolução nunca concluída”, adiantou o arquitecto.
Todos os espaços ajardinados desaparecerão mas, em contrapartida, serão plantadas árvores em toda a avenida e até à zona da estátua de Almeida Garrett o granito será o material de eleição, inclusive para as três faixas de rodagem existentes em cada lado dos Aliados.
“O asfalto será substituído pelo granito, queremos que fique tudo com a mesma cor, para dar a ideia de uma avenida mais larga e uniforme”, referiu Souto Moura.
Quanto à iluminação, para fazer face aos diversos tipos de candeeiros existentes no mesmo espaço, os arquitectos decidiram repor e restaurar o modelo do poste que termina com três lâmpadas brancas.
Durante a apresentação do projecto, os arquitectos mostraram várias praças europeias onde predominam espaços centrais, sem jardins, mas com árvores.
Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/pais/requalificacao-altera-profundamente-avenida-dos-aliados-rui-rio_n7114
Detalhes
DATA
Junho, 2016
CLIENTE
Metro do Porto
TIPO DE PROJECTO
Obras Públicas
CONSTRUTOR
Irmãos Silva & Teixeira